Teoria da Alma

quarta-feira, 15 de abril de 2009

minha alma tripartida

Eu sei, está chato. Eu só falo sobre um assunto. Pareço obcecada. E não é este o objetivo do blog.
Aliás, qual a razão de eu recomeçar um blog, depois de tantos anos? Resolvi falar sobre a alma. Sobre o que se passa dentro de nós, seres humanos. E agora, sim, o que se passa dentro de mim é principalmente todos esses meus sentimentos confusos sobre R. Então é sobre isso que escrevo.
Eu escolhi este nome, "teoria da alma", em razão da teoria da alma de Platão. Para Platão, a alma é dividida em três partes: razão, impetuosidade e desejo. A RAZÃO controla as outras duas partes: controla o corpo, controla os instintos. A IMPETUOSIDADE é a parte dos sentimentos, da agressividade. E o DESEJO é a parte da alma ligada ao apetite, à libido. Para praticar a justiça e buscar a verdade, as três partes da alma recebem ajuda de três virtudes: a razão, da sabedoria ou prudência; a impetuosidade, da coragem e da força; o desejo, da moderação ou temperança. Todos os seres humanos possuem essas três partes, mas o que nos torna diferentes é a proporção de cada uma. A harmonia das três leva à justiça, à felicidade.
Não é isso que buscamos, o equilíbrio entre razão, agressividade e desejos? Não buscamos sabedoria, coragem, temperança?? É sobre isso que pretendo falar aqui. Sobre minha busca deste equilíbrio, sobre a busca de quem mais quiser expor aqui suas fraquezas, seus medos, seus fantasmas. Acredito que só assim, só me expondo totalmente, me abrindo e falando sobre tudo o que atormenta minha alma, é que poderei estar mais próxima, quem sabe, de encontrar o tão sonhado equilíbrio, a justiça, a felicidade.
Milhares de fantasmas me atormentam. Estou apenas começando a contar pra vocês! :)
posted by Karime at 14:22

1 Comments:

Oi, Kaka. Li seu comentário no Mãe Gaia e aqui estou. Invadindo sua praia. Espero que você consiga encontrar respostas pra todas as suas duvidas. É muito difícil, sim, encarar a vida. Mas procurar soluções é o mais importante.E não esquecer que nós somos responsáveis por nossa felicidade.
Mantenha um sorriso, olhe nos olhos e sinta-se "a dona do mundo". É uma boa tática.

21 de abril de 2009 às 11:51  

Postar um comentário

<< Home